quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sopinha da Let´í!!

Mummy, peço imensa desculpa, mas hoje.... a minha sopa estava MelhoR que a sua!!
Pronto, já disse!
Eu sei que a modéstia é uma virtude,... que a fominha faz-nos comer das piores purgas...
...eu sei, eu sei... mas HOJE, surpreendi - "me, myself and I"!!!
Á tarde tinha estado a espreitar o blog http://www.paracozinhar.blogspot.com/ e vi um cozido, hummmhh, que cozido mãezinha?!!
Pensei, á rasquinha no meio de tanta saliva, que de manhã tinha colocado de molho uma mistura de feijões, grão e lentilhas da loja de produtos naturais. Okey, agora é só INVENTAR?! uma sopa que saiba a cozido!!
E foi o que fiz!!
Depois do trabalho dei corda aos sapatos e num instante cheguei a casa. No instante seguinte tinha uma panelinha de 1,5l a ferver com as leguminosas, uma cenoura média, um dentinho de alho, uma cebolinha bébé, uma batatinha, 6x5cm de courgete e um tomatinho chucha sem peles e sem sementes.
Deixei cozer tudo muito bem e com o auxílio de uma escumadeira "raptei" algumas leguminosas inteiras. O resto triturei.
Acrescentei mais água e quando por fim ferveu juntei 4 folhinhas de lombardo ripadas e outra cenoura aos cubinhos.
Temperei com sal e azeite q.b. e deixei cozer em lume "baixinho", ...uma tortura para tanta fome!!!
Mas depois pensei: " espera lá, não há carne!, ...como é que isto me vai saber a cozido?"
Passou-me uma "varinha de condão" pela cabeça e perlimpimpim... salpiquei a sopinha com uma pitadinha de noz moscada, outra de pimenta moída na hora, um pouquinho mais de cominhos e um cheirinho a coentros frescos. Adicionei umas massinhas e... soprei, soprei na chama do fogão para apressar a fervura!!
Palavra, não sei se foi da fome, da vontade de comer ou as duas coisas, mas esta sopa soube-me a cozido, sem ter carne nenhuma!
A verdade é que " me caíu na alma"!!




3 comentários:

  1. Já a minha avó me dizia, que para o gosto bonda o cheiro, e assim está tu...
    Hà! e gostei do nome da sopa. lol
    E só te digo que cada vez gosto mais de meter o bedelho nos blogs, é que de vez enquanto aparecem assim uns cromos com tu.
    beijinhos de caféi com lete

    ResponderEliminar
  2. Olha que bem! Eu não conheço essa mistura... mas parece-me bem interessante :) Ficaste logo com outra pedalada depois da sopa não? Deve ter dado aquela preguiça :)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida deixei um desafio para ti lá no blog. Quando puderes e se quiseres passa lá :)

    ResponderEliminar