domingo, 1 de março de 2009

Ai que bons que são os fins de semana...

... mas porqu´é´que acabam tão cedo?
Este foi um daqueles tipicamente : "sózinha em casa ".
Muita leitura, algum cinema, gastronomia q.b. e... e preguiça o resto do tempo!!

Sempre a fugir á chuva lá congui beber 2 cafés de rua e os restantes tiveram mesmo de ser -caseiros!... á falta de melhor?!!!
























Aqui ficam as imagens das experiências na cozinha! Acreditem, fui eu que fiz!! E só inventei o jantar de sábado!, o resto juro que segui á risca!!!

BOLO EXPLÊNDIDO





( Não fui eu que o batizei, mas leva tudo o que gosto de encontrar num bolo!! A fonte?... tenho esta receita no meu caderninho há imenso tempo. Provavelmente copiei de uma das "N" revistas Mulher Moderna ou Teleculinária?).

-250g de açucar
-225g de manteiga
-250 g de farinha
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-6 ovos
-100g de côco ralado
-1oog de nozes
-100g de sultanas
-100g de abóbora cristalizada ( ok, aqui inventei! substituí por uma maçã ralada!)
-2 cálices de vinho do Porto
-raspa de 1 limão
-1 colher (sopa) de canela

Nota: o modo de preparo é o habitual... rscrsc! sem paxôrra!
Fiz metade da receita e deu para este bolito,.. erhhh razoável, deu para repetir!!!rscrsc!


FOLHADO DE?..

( Apetecia-me algo... e mais uma vez, o Ambrósio não estava!!)







-uma base de massa folhada do... umhh, lugar do costume!!!
-um pedacito de bacalhau cozido que andava no congelador
-miolo de camarão ( na medida da crise!!!- pouco!)
-folhas de espinafre, a gosto! ( muitas, no meu caso!)
- 2 dentes d´alho
-margarina e azeite q.b
-250ml de leite magro e farinha q.b. para o bechamel
-pimenta branca, sal e noz moscada a gosto
-queijo parmesão ralado


Nota: o modo de preparo ?... o habitual!!
Juntei os espinafres ao molho bechamel e daí o resultado pouco estético!, mas bonzito!!


FRANGO NEW GENERATION

( Esta receita não tem a minha patente! Juro!! Comi uma vez, feito por uma Coc´ó-dependente, num daqueles jantares da universidade que antecipavam uma noitada de estudo? ...e uma madrugada de...? erhh!
"Untz, Unnttzzz!!???"

"Untz, Unntzz!!???










Nesta receita apenas o nome é da minha autoria e ok, o sumo de limão e as pimentas e mostarda também fui eu que ... acrescentei!!!).







-1 frango limpo e partido em pedaços
-sumo de 1 limão pequeno
-1 sopa Knorr rabo de boi
-2 cebolas médias
-33cl de ?? Coca-Cola!!!... ah, pois é!!
-pimentas várias em grão e sementes de mostarda q.b.


Nota: esta faço questão de explicar... pelo seu grau de dificuldade, quiáquiá!!
Descascam-se as cebolas e cortam-se em meias luas finas. Coloca-se metade no fundo de um tabuleiro
próprio para ír ao forno. Rega-se com uns pingos ( mesmo, mesmo pouquinho!) de azeite. Por cima
espalha-se o frango, tempera-se com o sumo de limão e polvilha-se, com o auxílio de um moinho, com a
pimenta e mostarda. Espalha-se a sopa rabo de boi ( bem distribuída!) e a restante cebola. Por
fim ... eis que entra a Coca!!! Rega-se com este milagreiro Xarope e ... Forno!!! Até ficar bem tostadinho!
Acompanhei com arroz branco e saladinha. Adoro o sabor... primeiro estranha-se e depois... entranha-se!!!


Puto,... lá na escola os teus amigos falam que comem coisas "maradas" em casa, e tu não passas da batata frita, do arroz branco e da salsicha? Experimenta! Surpreende-os, pelo menos desta vez!!!
Jovem,... és radical e" tipo tás a vêr... e yá, tá-se?..." Experimenta!
Tia,... já não sabe como cozinhar o raio - salvo seja!- do frango ( a carnita HIT-PARADE da crise?)? Experimente!
E se o marido torcer o nariz, diga que é receita do Jamie!!!
Avózinha,... não enxerga bem o prato e desconfia que a nora voltou a pôr cianeto? Experimente!! Pelo menos vai satisfeita...
Vegetarianos, malta da comida biológica, e descrentes em geral?... não faz mal, Mais sobra!!!!


Ninguém me pagou... mas se for á sede da C.Cola, vou cobrar... ai vou!!!







Com chuva ou não, com muita preguiça ou não,... a verdade é que já ía outro fim-de-semana!!!

Boa semana... e até breve?

3 comentários:

  1. Andaste a sujar a dentuça depois de tantos aéreos dipensados no dentista? Eu até fazia greve de fome depois disso :) Mas tu não, pimba... é a loucura! Afinfa-lhe com montes de açúcar para compensar as cáries ostracizadas, dá-lhe na coca-cola para empalidecer os dentinhos, não fossem eles brilhar tanto e ofuscar o pessoal! Dá-lhe na sopa preparada, com corantes e conservantes (esta não sei, será que tem disso?) e vamos dar trabalhinho às bactérias :)
    Enfim, um festim! Belo fim de semana, muito proveitoso ;)

    ResponderEliminar
  2. Pahhh! uma pessoa vem concentrada, fazer um comentário, depara-se com o comentário anterior...e, zás catrapuz pim, lá se vai o raciocinio, de tanto me rir tive uma branca, a agora? o que digo?


    Lete, comes-te tudo o que fizes-te?

    jinhos vermelhos

    ResponderEliminar
  3. Euuuuu?... nahhh!!
    Com este corpinho de "sereia"... jamais "Salomé"!!
    Cor..-antes e conserva..-"n"tes é comigo!!

    ResponderEliminar