terça-feira, 9 de setembro de 2008

Voltei...

Ai voltei!..
... mas voltava outra vez a dar meia volta!
Não senti repulsa, revolta ou tristeza... simplesmente uma vontade de voltar!!!

As férias passaram por mim como um filme de Manoel de Oliveira: quase duas horas de película e poucos minutos de história!!!
Não me estou a queixar! " Eu cá " gosto mesmo é de calmaria!

Tinha saudades da família, da aldeia, dos campos e dos passeios a pé e isso, sem dúvida, tive q.b..

Tirei 3 dias para curtir " alone " a minha alegre casinha dans Penedos Altos e o sossego aí continuou.
Foi um retiro espiritual!.
Só eu, as minhas velinhas, as minhas coisas, o meu ninho, a minha história!!!

Limpei!... Sim confesso, limpei!... Tudo!!!!... A casa, o corpo e a alma!!!

A Covilhã estava deserta.
Lojas, mercearias e cafés fechados - em Agosto, uaiii???
- só os Chinos e Indianos mantinham as suas megas lojas abertas. Invadiram o coração da cidade, parece a Chinatown!!!
Nas ruas... alguns emigrantes, pouquinhos turistas e alguns autocarros vazios.

A Covilhã faz eco em Agosto!!!

Em compensação a prestação de serviços nos bancos, finanças e CTT melhorou substancialmente.
É verdade!!! No Montepio quase me fizeram uma vénia e mais três dedos de conversa e... sei lá... ainda íamos todos "pegar um xôpinho", eu heinnnn????
Malta!, não estou acostumada a tanta boa educação e simpatia!!!
É que depois " a gente " volta para o Funchal e... trázsss! " Ú qu´é qquúuérr????? "
" CRrééedo!!! " e lá vamos nós ter que entrar de novo no " bailinho da resônda " !!

Estive com os " mês " amigos do peito,... por pouco tempo, é VERO!... mas estive!
E para o ano talvez dê para me encontrar com os amigos do outro peito!

Cozinhei, cozinhei muito e fiz dois ou três pratos que mais tarde irei aqui relatar.
Não houve fotos e por isso não há pressa!

Claro que não vale a pena esconder o peso destas férias!
Está á vista e até os mais " toupeirinhas " vão perceber que o meu vulto agora ocupa mais espaço.
Engordei... á descarada!!!, sem pudor ou sentimento de culpa, ... pelo menos até á véspera do regresso!
Não neguei uma azeitoninha que fosse!!!
Entre pratos que adoro ( tais como o bacalhau á brás da mãe, o bacalhau assado do pai, o cabrito assado, a sardinha assada, etc., etc....), as sobremesas e os entre pratos, como o pão caseiro e o queijinho da Soalheira, os pastéis de carne e os rissolinhos de peixe...
... até da fruta eu abusei!!! Laranjas da baía sem terem sido congeladas!!!, ameixas da rainha Santa Claudia, figos a melarem... bem!, engordo ainda mais só de me lembrar!
Só caí " na real " quando fui tirar da mala as calças mais confortáveis que tinha trazido para viajar e... não dava para apertar o botão!!
Malditos duendes!!!

A parte stressante das férias foi o regresso!...
Bah!, dizem vocês... olha a novidade!
Não, a sério!, esta foi a única parte que o Tarantino poderia ter realizado!

Comprei a minha viagem - de ída e volta!!! - a um vígaro ( sabem o que é, certo? Toda a gente conhece pelo menos um par deles na rua em que moram!! ) que me manda uma msg na véspera do meu voo a dizer: " BOA TARDE D.L........ NA ALTURA QUE VIAJOU JA NAO HAVIA A TARIFA QUE PAGOU AGORA PARA O REGR TEM QUE PAGAR A DIFERENCA PARA EU MANDAR FAZER O TKT."...
E a diferença quanto era? - 144€!!!
Azedou, claro!!!... mas não vale a pena entrar em pormenores!
O mais estranho é que consegui regressar um dia mais cedo pagando apenas 25€ á TAP.
Claro que agora o VÍGARO não pára de me ligar e vai deixando msgs ameaçadoras no telémovel.
Nunca mais falei com ele e a fazê-lo... será á frente de um agente da autoridade!!

Como vêem... " You can run... but you can´t hide "!!!!

Na Covilhã, Fundão ou... Funchal... eles estão em toda a parte!

... TO BE CONTINUED...

2 comentários:

  1. Olá
    Boa tarde... tarde mesmo, hoje estou triste, mesmo triste não me apetece trabalhar, comecei a navegar...
    Cheguei a este blog, não pude deixar passar em branco, como se nada n'ele me tivesse tocado.
    O nome Penedos Altos, Covilhã, Fundão.
    Sinto saudades, estive lá em junho e parece-me uma eternidade.
    Também eu estou na Madeira, mas sabe sempre bem ouvir ou ler algo acerca do nosso "berço"
    Pramos

    ResponderEliminar
  2. ..."bem haja" pela visita!
    Ah e já agora anime-se!, por aquelas bandas pouco ou nada mudou! e depois... "tristezas não pagam dívidas", certo?

    ResponderEliminar